Ibope – Belo Horizonte: Indecisão dos eleitores marca início da corrida sucessória de Belo Horizonte

O primeiro levantamento do IBOPE Inteligência sobre as eleições municipais de Belo Horizonte mostra neste início de campanha um quadro de indecisão, onde 30% dos eleitores ainda não sabem em quem votar ou preferem não opinar. Nesse contexto, Jô Moraes (PC do B) com 17% das intenções de voto e Leonardo Quintão (PMDB) com 14% são os preferidos neste momento. Logo em seguida vêm Márcio Lacerda (PSB) com 8%, Vanessa (PSTU) com 4%, Sérgio Miranda (PDT) com 3%, Gustavo Valadares (DEM) com 2% e André (PT do B) com 1%. Os candidatos Jorge Periquito (PRTB) e Pepê (PCO) não atingem 1% das intenções de voto. Os votos brancos ou nulos totalizam 19%.

Na pergunta espontânea, o número de eleitores que ainda não sabem em quem votar ultrapassa a metade dos entrevistados, chegando a 54%. Jô Moraes registra 11% das intenções de voto, Leonardo Quintão 7% e Márcio Lacerda 5%. Votos brancos ou nulos totalizam 17%.

Segundo turno

O IBOPE também simulou alguns dos possíveis cenários para o segundo turno, envolvendo os três candidatos que aparecem à frente atualmente nas intenções de voto. Nas três simulações, os percentuais de indecisos ou não opinantes, bem como os de quem votaria em branco ou anularia o voto, oscilam em patamares próximos de 30% cada, ou seja, cerca de 6 em cada 10 não escolhem nenhum dos candidatos nos confrontos dois a dois.

Jô Moraes registra 26% contra 21% de Leonardo Quintão, o que está dentro da margem de erro amostral da pesquisa. Já quando o adversário é Márcio Lacerda, Jô Moraes tem 27% contra 16% do candidato do PSB. Na outra simulação, Leonardo Quintão está à frente de Márcio Lacerda, 24% contra 16%.

Rejeição

Quanto à rejeição, mais uma vez constata-se a indecisão do eleitor da capital mineira, uma vez que 47% dos entrevistados não sabem ou não opinam quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum. Os candidatos com as maiores taxas de rejeição são Pepê (14%) e Vanessa (10%). Já os postulantes mais bem colocados na pesquisa têm rejeições menores: Jô Moraes 6%, Leonardo Quintão 5% e Márcio Lacerda 4%.
IBOPE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: