Ibope – Belém: PTB e DEM estão empatados na disputa pela prefeitura

O atual prefeito, Duciomar Costa (PTB), tem a maior parcela numérica das intenções de voto para as eleições municipais em Belém (29%), de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 7 e 10 de julho. Entretanto, o candidato está tecnicamente empatado com Valéria Pires Franco (DEM), que tem 24% das intenções de voto, já que a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais. José Priante (PMDB) é o terceiro colocado, com 10%, seguido por Mário Cardoso (PT) com 7%, Arnaldo Jordy (PPS) com 5%, Marinor Brito (PSOL) com 2% e João Moraes (PSL) com 1%. Brancos e nulos são 11% e não sabem ou não opinam, 12%.

Na medida espontânea, ou seja, quando não é apresentado um disco com o nome dos candidatos aos entrevistados, Duciomar Costa tem a maior parte das intenções de voto (18%). Valéria Pires Franco fica com 7%, Edmilson Rodrigues com 4% e Mário Cardoso com 3%. Arnaldo Jordy e José Priante estão empatados com 2% cada. Marinor Brito tem 1% e outros candidatos com menos de 1% somam 2%. O percentual de pessoas que ainda não escolheu em quem votar e que não opina é de 44%, enquanto brancos e nulos são 17%.

Segundo turno

O IBOPE Inteligência simulou seis diferentes cenários no segundo turno. A candidata do DEM vence a disputa com Mário Cardoso, José Priante e Duciomar Costa. Já o atual prefeito lidera a disputa contra Mário Cardoso e contra José Priante.

Os resultados das simulações são os seguintes:

  • Valéria Pires Franco 53% X 23% Mário Cardoso
  • Valéria Pires Franco 48% X 27% José Priante
  • Valéria Pires Franco 46% X 32% Duciomar Costa
  • José Priante 41%X 23% Mário Cardoso
  • Duciomar Costa 41% X 31% Mário Cardoso
  • Duciomar Costa 38% X 35% José Priante

Rejeição

Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 33% dos entrevistados escolhem Duciomar Costa. Mário Cardoso tem 13% das menções e Arnaldo Jordy, 11%. Com 10% estão José Priante, Marinor Brito e Valéria Pires Franco.

Avaliação da administração

A administração do prefeito Duciomar Costa é considerada ruim ou péssima por 37% dos entrevistados, regular também por 37% e ótima ou boa por 25%. As três áreas que mais preocupam os moradores da cidade são segurança pública (74%), saúde (70%) e educação (41%)

Já a administração da governadora Ana Júlia é avaliada como ruim ou péssima por 46%, regular por 37% e ótima ou boa por 15%. Em relação à administração do presidente Lula, 43% dos eleitores de Belém a avaliam como ótima ou boa, 38% a consideram regular e 18% afirmam que ela é ruim ou péssima.
Produzido por Ibope.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: