Eleições no Rio – Candidata presa não foi algemada

A candidata a vereadora Carminha Jerominho (PTdoB) foi apontada pela desembargadora federal Maria Helena Cisne, na decisão que autorizou sua prisão, como líder da quadrilha de milicianos Liga da Justiça. Carminha seria auxiliada na tarefa de liderar o bando pelo irmão Luciano Guimarães.

Para todos os outros acusados, a Polícia Federal (PF) foi autorizada a usar algemas, por causa “dos atos de violência atribuídos ao citado bando criminoso”. A autorização judicial para algemar presos passou a ser obrigatória após polêmica decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Preocupada com a possibilidade de que os presos pudessem continuar atuando para interferir no processo eleitoral do Rio, a desembargadora determinou que todos, inclusive Carminha, fossem transferidos para presídio federal no Paraná e que ficassem em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A magistrada levou em conta “o alto poder político, de corrupção e infiltração em instituições públicas de integrantes do grupo paramilitar”. A PF terá de informar à desembagadora com antecedência de cinco dias, quando estiver expirando o prazo de prisão dos acusados.

A sentença da desembargadora faz um relato dos crimes atribuídos ao grupo de milicianos no Rio e cita as torturas praticadas contra equipe de O Dia na favela do Batan, em Realengo, por paramilitares. Para Maria Helena Cisne, estas ações demonstram a periculosidade do grupo, que agia orquestradamente “para comprometer toda a comunidade com um único candidato nas eleições municipais”.

“Os elementos nos autos permitem supor a existência de um grupo criminoso organizado, com contornos paramilitares, espoliando o poder público de atividades típicas do Estado”, afirma a desembargadora em referência a ação de milicanos oferecendo segurança, transporte urbano e outros serviços essenciais. “Substancia-se a existência de um risco perante a sociedade”, conclui.O Dia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: