Ibope divulga pesquisa eleitoral em 7 cidades

A 35 dias das eleições municipais, uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo jornal Diário do Grande ABC estabelece o cenário político das sete cidades da região do ABC Paulista: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em Santo André, cidade onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve hoje para um comício do candidato petista, Vanderlei Siraque, o partido lidera com 33% das intenções de voto. Aparece em segundo lugar o tucano Newton Brandão com 15%, seguido por Aidan Ravin (PTB) empatado com Raimundo Salles (DEM), ambos com 13%. Ricardo Alvarez (Psol) segue na última posição com 1%. O percentual de pessoas que declararam votar branco ou nulo é de 13%. O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto e está registrado na 156ª Zona Eleitoral do município, sob o número 1220/08. Foram ouvidos 504 eleitores e a margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Em São Bernardo, os candidatos Orlando Morando (PSDB) e Luiz Marinho (PT) aparecem empatados tecnicamente com 27% e 26%, respectivamente. Alex Manente (PPS) tem 15%, seguido por Evandro de Lima (PTdoB) e Aldo Santos (Psol), ambos com 1%. Os eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo somam 9% dos entrevistados. A margem de erro também é de quatro pontos percentuais e foram consultados 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 7/2008 na 174ª Zona Eleitoral de São Bernardo.

O atual prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), candidato à reeleição, dispara na pesquisa com 72% dos votos. A vantagem do governista sobre o segundo colocado, Horácio Neto (Psol), é de 67 pontos percentuais, já que o candidato do Psol aparece com 5% das intenções. O petista Jayme Tortorello assume a última colocação, com 3%. Por conta da margem de erro de cinco pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Os eleitores que declararam votar branco ou nulo somam 7%. A sondagem foi feita entre os dias 25 e 27 de agosto com 350 eleitores e está registrada na 166ª Zona Eleitoral da cidade, sob o número 068/2008.

Diadema aparece com um cenário eleitoral indefinido, já que Mário Reali (PT) e José Augusto da Silva Ramos estão com 40% e 35%, respectivamente, e tecnicamente empatados, porque a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Em terceiro lugar está o candidato do PMN, Ricardo Yoshio, com 5%, seguido por Vladimir Campos (Psol), o Vladão, com 1%. Um total de 9% dos eleitores consultados afirmaram que votarão em branco ou anularão seus votos. Foram feitas 504 entrevistas entre os dias 26 e 28 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 05/08 na 222ª Zona Eleitoral de Diadema.

Mauá apresenta a liderança do petista Oswaldo Dias com 44% das intenções de voto. Francisco Carneiro (PSB), o Chiquinho do Zaíra, aparece tecnicamente empatado com Diniz Lopes (PSDB), já que possuem 19% e 14%, respectivamente, e a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Mateus Prado (Psol) ocupa a última colocação, com 2% das intenções.Um total de 8% dos entrevistados afirmou que votará em branco ou anulará o voto. A sondagem foi realizada com 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto e está registrada na 217ª Zona Eleitoral, sob o número 1320/08.

O atual prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), candidato à reeleição, lidera sem concorrência próxima as intenções de voto na cidade. Com 59% das intenções de voto, é seguido pelo tucano Valdírio Prisco, com 13%, e pelo petista Mário Nunes, com 5%. A intenção de votar em branco ou anular o voto aparece representada por 13% dos entrevistados. A pesquisa, realizada no município entre os dias 25 e 27 de agosto, ouviu 350 pessoas e apresenta margem de erro de cinco pontos percentuais, tendo sido registrada na 183ª Zona Eleitoral de Ribeirão Pires, sob o número 05/2008.

Em Rio Grande da Serra, o atual prefeito, Adler Teixeira (PSDB), o Kiko, candidato à reeleição, também lidera a sondagem com 69% das intenções de voto. O segundo colocado, Carlos Augusto César (PT), o Cafu, aparece com 13%. Nilson Gonçalves (PR) é o último colocado, com 2%. O percentual de brancos e nulos representa 5% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais. Ao todo, foram entrevistados 350 eleitores do município nos dias 25, 26 e 27 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 581/08 na 382ª Zona Eleitoral de Ribeirão Pires.Terra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: