Ibope Recife – João da Costa assume a liderança isolada

Pesquisa eleitoral realizada pelo IBOPE Inteligência e divulgada no dia 29 de agosto de 2008

Levantamento IBOPE Inteligência/O Estado de S. Paulo sobre as intenções de voto, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2008 no Recife, aponta João da Costa na liderança isolada das intenções de voto estimuladas, ficando 25 pontos percentuais acima de Mendonça (DEM). Se as eleições fossem hoje, 47% dos entrevistados votariam em João da Costa, 22% preferem Mendonça e 10% mencionam Cadoca, que apresenta um decréscimo de 10 pontos percentuais entre a segunda rodada e a atual – a segunda foi realizada entre 11 e 13 de agosto. As intenções de voto dos demais candidatos ficam estáveis nas três rodadas da pesquisa considerando a margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa, assim como os percentuais de entrevistados que declaram voto branco e nulo e dos que ainda permanecem indecisos.

João da Costa, que era lembrado espontaneamente por 21% dos entrevistados na pesquisa anterior, é agora mencionado por 37% (crescimento de 16 pontos percentuais após o início da propaganda eleitoral). Enquanto as menções espontâneas de Mendonça (13%) ficam estáveis, as de Cadoca voltam a níveis próximos dos observados na primeira rodada (5%), realizada um mês antes do início do horário eleitoral. Neste momento, os eleitores demonstram um maior conhecimento dos nomes que concorrem à prefeitura de Recife, já que o percentual dos que declaram não saber ou que preferem não opinar sobre sua intenção de voto é, hoje, 10 pontos percentuais inferior à segunda onda, ficando em 30%.

Destaques entre os segmentos

João da Costa sobe, sobretudo, nos segmentos de escolaridade média (sua intenção de voto chega a 51% no segmento com ensino médio) e jovem-adulto (57% dos entrevistados com idade entre 25 e 29 anos votam nele). Além disso, João da Costa cresce entre os que tem renda mais baixa e média (50% dos que têm renda familiar de até um salário mínimo e 52% dos que declaram renda familiar entre dois e cinco salários mínimos dizem votar nele).

Rejeição

Além de estar na primeira colocação em intenção de voto, o índice de rejeição de João da Costa é o menor registrado (15%, e era 20% na rodada de julho). A rejeição de Mendonça oscila positivamente três pontos percentuais entre as duas últimas rodadas (passa de 16% para 19%, oscilação dentro da margem de erro) e a de Cadoca cresce cinco pontos (tem hoje 27%).

Segundo turno

O IBOPE Inteligência testou três cenários diferentes de segundo turno. Na hipótese de uma disputa entre João da Costa e Mendonça, o democrata, que foi diminuindo entre as rodadas, está hoje em desvantagem. Neste cenário, João da Costa assume a primeira colocação com 54% contra 35% de Mendonça.
Verifica-se, também, uma inversão de posições entre João da Costa e Cadoca em uma provável disputa de segundo turno, já que o petista aparece agora com 63% da preferência do eleitorado contra 24% do candidato do PSC – na rodada passada, a diferença entre eles era de quatro pontos percentuais com vantagem de Cadoca.

Quando a disputa é entre Cadoca e Mendonça, o democrata segue na primeira colocação, mas com uma vantagem superior em relação à segunda rodada: 26 contra 14 pontos percentuais (53% para Mendonça contra 27% de Cadoca).

Expectativa de vitória

Independente da intenção de voto declarada pelos entrevistados, 59% deles acreditam que João da Costa será o próximo prefeito do Recife e 18% acreditam que será Mendonça – na última rodada, os percentuais eram de 31% e 30%, respectivamente.

Avaliação da atual administração

A administração de João Paulo é melhor avaliada que nas rodadas anteriores: 65% a consideram boa ou ótima, 26% a classificam como regular e apenas 9% a consideram ruim ou péssima. As áreas que mais preocupam os entrevistados são as da saúde e da segurança pública mencionadas por 71% e 61% dos entrevistados, respectivamente.Ibope

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: